A vila de Odeceixe
A Vila
Inserida no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, Odeceixe é a primeira vila que se encontra ao entrar em terras algarvias. Separando o Alentejo do Algarve temos a Ribeira Seixe que, com a junção do prefixo Ode de origem árabe que significa rio, deu origem ao seu nome: Odeceixe.
Odeceixe é uma pequena vila onde a beleza natural é a sua principal característica. Do cume dos seus montes é possível se deslumbrar com a maravilhosa paisagem que a rodeia. O céu, os montes, o rio e o mar fazem de Odeceixe um lugar único e com uma magia inigualável, ótima para quem procura paz e tranquilidade. É o local perfeito para quem quer descansar e oferece-lhe ainda a possibilidade de vivenciar as mais belas e genuínas experiências.
Por aqui passa também uma das mais famosas rotas de caminhantes europeias, que lhe permite fazer maravilhosas caminhadas que não vai querer perder: a Rota Vicentina.
Esta rota permite-lhe ainda escolher que tipo de paisagem prefere pois é composta por dois trilhos: “O Caminho Histórico” que abrange zonas mais interiores de floresta e, “O Trilho dos Pescadores” composto por caminhos que seguem sempre junto ao mar.
A Praia
Situada a apenas 3km do centro da vila de Odeceixe é uma das praias mais bonitas da região tendo sido, em 2012, classificada como uma das 7 Maravilhas das Praias de Portugal. Envolvida pela pela Ribeira Seixe, a praia de Odeceixe acarreta uma beleza única. O seu extenso areal, o rio com a sua água cristalina, o clima e toda a sua envolvente proporcionam-lhe as condições perfeitas para usufruir da melhor forma de umas férias inesquecíveis. A sua excelência na qualidade ambiental confere-lhe os galardões de bandeira azul e bandeira dourada. É vigiada por nadadores salvadores durante toda a época balnear, dispõe de uma rampa de acesso à praia, WC público e, ainda, de um posto médico durante os períodos de maior afluência turística.
Se por ventura, também gostar de um pouco mais de adrenalina, as ondas são perfeitas para todos os níveis de surf e bodyboard e, para quem nunca experimentou ou pretende aperfeiçoar as suas capacidades, será uma oportunidade perfeita para se atrever numa aventura com a Surf Seixe Academy.
A Gastronomia
A hotelaria e a restauração são, aqui, as principais atividades económicas exercidas, mas certo é, que muitos vivem ainda de atividades do setor primário como a agricultura e a pesca todos os dias lhe trazem para a mesa as melhores iguarias. O peixe fresco, o marisco e o polvo da região fazem as delícias de todos aqueles que gostam de apreciar o melhor que o mar da nossa costa oferece.
O famoso javali selvagem, a carne de porco preto, ou ainda a vaca e galo caseiro fazem dos pratos de carne verdadeiras delícias que, não ficarão ainda mais ricas acompanhadas de um belo vinho tinto Alentejano.
A batata-doce proveniente de Aljezur, é o tubérculo de excelência da região. Esta costuma acompanhar os mais diversos pratos, sendo que o mais usual e que poderá encontrar nos mais variados restaurantes é o Polvo com Batata-doce. Este é uma das especialidades que não poderá perder.
Como aperitivo, ser-lhe-á fácil encontrar os mais diversos petiscos como a linguiça assada por exemplo, ou então ficar-se pela boa da cervejinha fresca acompanhada de uns amendoins, por aqui mais conhecidos como “alcagoitas”.
Para terminar, poderá escolher uma sobremesa de batata-doce, alfarroba ou figo, a acompanhar como não poderia deixar de ser, com um digestivo, de enorme qualidade também ele típico desta região, o Medronho.